XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos Toggle

Vitória, ES, de 18 a 22 de maio de 2015

 

CHAMADA DE MINICURSOS DO SBRC 2015


Apresentação

Com o objetivo de oferecer uma oportunidade para que acadêmicos e profissionais se aprofundem em temas atuais da área, e que normalmente não são cobertos em grades curriculares das universidades, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) tradicionalmente possui em sua programação técnica uma série de Minicursos. A partir de um processo seletivo das propostas apresentadas pela comunidade, que são avaliadas por uma comissão formada por pesquisadores de destaque na área do simpósio, um conjunto de Minicursos complementam a grade de programação do simpósio. Espera-se, portanto, que os minicursos propostos contemplem áreas de pesquisa ainda pouco exploradas e que, principalmente, tenham grande potencial para atrair o interesse da comunidade (estudantes, pesquisadores e profissionais) para a participação desta atividade.

Desta forma, a comissão organizadora do SBRC 2015 convida toda comunidade para submeter propostas de minicursos. As propostas podem ou não contemplar algum dos temas sugeridos na Chamada de Trabalhos do SBRC 2015, mas necessariamente precisam estar em consonância com o tema central do evento.

Formato dos Minicursos

Cada minicurso compreende uma apresentação presencial com 3 a 4 horas de duração, acompanhada de um texto escrito em Português ou Inglês, com 40 a 50 páginas no formato definido pela SBC. Os textos das propostas selecionadas serão publicados como capítulos do livro-texto “Minicursos SBRC 2015″, que será distribuído entre os participantes do evento.

Processo de Seleção

Cada proposta submetida será avaliada por três ou mais membros do comitê de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação.

A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos. Assim, caso duas ou mais propostas submetidas versem sobre o mesmo tema (ou sobre temas muito sobrepostos), apenas a melhor delas será selecionada, a critério do comitê de avaliação.

Instruções para Submissão de Propostas

Interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta contendo as seguintes informações:
1. Dados de Identificação
1.1. Título do minicurso
1.2. Autor(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
1.3. Indicação do(s) autor(es) que apresentará(ão) o curso
2. Dados Gerais
2.1. Objetivos do curso e tratamento dado ao tema (ex: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação, etc.)
2.2. Perfil do público alvo
3. Estrutura prevista do texto (esboço do curso, tópicos/capítulos cobertos)
4. Para cada tópico/capítulo previsto no item 3, apresentar um resumo do conteúdo a ser abordado e previsão do número de páginas
5. Bibliografia utilizada na preparação do curso (máximo de 1 página)
6. Curriculum Vitae resumido dos autores (máximo de 1 página por autor)

O texto da proposta (itens de 1 a 5) deve ter entre 6 e 8 páginas. O documento com a proposta e os CVs deve ser organizado como um arquivo único em formato PDF.

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Os proponentes deverão registrar previamente suas propostas nesse sistema (título, autor(es), resumo e palavras-chave).

Datas Importantes

Registro prévio: até 07/11/2014  14/11/2014 (FINAL)
Envio das propostas: até 14/11/2014  19/11/2014 (FINAL)
Comunicação de seleção: até 15/12/2014
Envio dos capítulos: até 07/03/2015

Coordenador de Minicursos do SBRC 2015

Antonio Augusto de Aragão Rocha (UFF)
E-mail: sbrc2015.minicurso@gmail.com

Coordenadores Gerais do SBRC 2015

Magnos Martinello (UFES)
Moisés R. N. Ribeiro (UFES)

Comitê de Avaliação dos Minicursos

Artur Ziviani (LNCC)
Ana Paula Couto da Silva (UFMG)
Igor Moraes (UFF)
Michele Nogueira (UFPR)
Antonio Abelém (UFPA)
Stenio Fernandes (UFPE)
Marinho Pilla Barcellos (UFRGS)
Daniel Figueiredo (UFRJ)
Jose F. de Rezende (UFRJ)
Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO)
Aldri Santos (UFPR)
Daniel Macêdo Batista (IME-USP)
Gustavo Bittencourt Figueiredo (UFBA)
Jose Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)
Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ)
Flávia Delicato (UFRJ)
Alex Vieira (UFJF)